top of page
CIRURGIAS NA COLUNA DEVEM SER EVITADAS PORQUE OS RESULTADOS SÃO PIORES DO QUE NÃO OPERAR.

Os estudos mostram que cirurgias para o tratamento da dor crônica são ineficazes.

Além de não melhorarem a dor, as cirurgias podem causar PIORA da dor e complicações como infecção no local e piora da funcionalidade.

slide02-fibromyalgia-radiating-pain.jpg

DOR LOMBAR

​      85% das dores lombares são “inespecíficas”, ou seja, não tem uma causa definida, apenas 15% apresentam causas conhecidas como degeneração de disco, deslocamento de vértebras e hérnias.

     

      É frequente a dor lombar decorrer de uma musculatura tensa e encurtada e pode irradiar para glúteos e membros inferiores. Nas dores crônicas da coluna lombar encontramos presença de “pontos-gatilho” nos músculos tensos, que são pontos muito dolorosos e sensíveis e que perpetuam a dor.


     TRATAMENTO: como há muitas causas de dor na coluna, o tratamento vai variar de acordo com o diagnóstico. Na dor causada por tensão muscular (decorrente de estresse, má postura, sobrecarga, impacto) é importante a “inativação dos ponto-gatilhos”, que causam alívio rápido da dor. Esta inativação é feita através do AGULHAMENTO (técnica de acupuntura) que desfaz estes pontos. O agulhamento pode ser feito apenas com agulhas ou com o uso de anestésicos locais, que ajudam a desfazer estes pontos dolorosos. 

IMPORTANTE: alterações na coluna ocorrem na maioria das pessoas antes dos 50 anos e em 100% das pessoas com 60 anos ou mais. Portanto, alterações nos exames de imagem, como hérnias, desidratação dos discos, “bicos de papagaio” e artroses nas vértebras NÃO COSTUMAM SER A CAUSA DAS DORES.

Dores crônicas na coluna e nos ombros podem ser tratadas de forma eficaz e sem cirurgia.

DOR NAS COSTAS: a dor crônica mais frequente. A dor na coluna lombar é responsável por 27% das dores crônicas.

bottom of page