top of page

CANABIDIOL E DORES CRÔNICAS

CANABIDIOL (CBD) FUNCIONA PARA DOR CRÔNICA?

 

O QUE OS ESTUDOS MOSTRAM?

 

Muitas dores crônicas não responsivas aos tratamentos convencionais podem responder ao canabidiol e a cannabis medicinal.

 

NEUROPATIAS PERIFÉRICAS: Estudos mostram eficácia nas neuropatias de várias origens (neuropatia pós-herpética, diabética, alcóolica, de origem desconhecida). https://link.springer.com/article/10.1007/s11916-018-0658-8

FIBROMIALGIA: uma hipótese é que uma das causas da fibromialgia pode ser a hipoatividade (atividade reduzida ou deficiente) do nosso sistema endocanabinóide e uso de canabinóides de origem vegetal (cannabis) poderia ser útil nestes pacientes.

O estudo abaixo compila vários estudos que mostram a eficácia da cannabis medicinal no tratamento da fibromialgia, melhorando, além das dores, o sono, a fadiga e os sintomas ansiosos/depressivos.

https://www.cureus.com/articles/65839-a-systematic-review-of-fibromyalgia-and-recent-advancements-in-treatment-is-medicinal-cannabis-a-new-hope

Esse outro estudo também mostra a eficácia na fibromialgia.

https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/acm.2020.0331

 

OPIOIDES NO CÂNCER: pacientes com câncer precisam, muitas vezes, utilizar altas doses de opioides, como a morfina, codeína, oxicodona e fentanil. Estas drogas causam constipação, náuseas, reduzem o estado de alerta e de atenção e causam forte dependência física. Esse estudo (link abaixo) mostrou redução de de cerca de 70% nas doses de opioides com o uso de cannabis medicinal. https://link.springer.com/article/10.1186/s13643-020-01425-3

Esse outro estudo mostrou benefícios em pacientes com câncer avançado.

https://link.springer.com/article/10.1007/s00520-021-06301-x

 

DORES CRÔNICAS DE VÁRIAS ETIOLOGIAS: tratamentos prolongados com cannabis medicinal levam a uma redução da dor, tendo um efeito maior para alguns pacientes e menor para outros. Esse estudo mostra uma redução de 42% da dose de opioide em pacientes israelenses com dor crônica que usaram cannabis medicinal. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ejp.1675

 

USO PROLONGADO: o uso prolongado da Cannabis Medicinal não está associado com nenhum problema grave ou consequências adversas, bem ao contrário do que ocorre com o uso de opioides que causam forte dependência física.

 https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.05.27.21257921v1

 

TODOS OS PACIENTES MELHORAM?

 

É importante não criarmos ilusões. Não, nem todos os pacientes melhoram.

Sempre haverá um grupo de pacientes que não melhora, como ocorre com qualquer remédio e em qualquer doença. Nem todo mundo se adapta ou melhora com um determinado tratamento.

Nós utilizamos a cannabis medicinal quando os tratamentos convencionais não fizeram efeito ou fizeram efeito parcial. Geralmente utilizamos em associação com os outros tratamentos, mas, em alguns, a cannabis pode ser usada isoladamente.

 

POR QUE VALE A PENA TENTAR

 

Por ser um fitoterápico que já se mostrou seguro e sem riscos, é válida a tentativa de tratamento com canabidiol ou canabidiol + THC em pacientes com dores crônicas que não melhoram ou não toleram os medicamentos tradicionais, pois pode haver uma melhora surpreendente. Em casos em que não há melhora, não há relatos de piora ou prejuízo com o canabidiol, podendo ser suspenso em caso de ineficácia.

 

Vale lembrar que muitas vezes a falta de resposta decorre do uso de doses muito baixas ou de formulações não apropriadas. Por isso nosso expertise nos ajuda a escolher as melhores formas de usar a cannabis medicinal, atingindo melhores resultados.

 

O QUE FAZEMOS EM NOSSA CLÍNICA

 

Após a avaliação e diagnóstico inicial, começamos o uso do Canabidiol e/ou THC, se indicado.

Devemos lembrar que todo o tratamento médico é um “processo”, que pode levar tempo e necessita ajustes frequentes. É comum que os pacientes não melhorem imediatamente, isso ainda é mais importante no uso de Cannabis Medicinal, pois diferentes doses e combinações de CBD e THC são indicadas para cada paciente, sendo o tratamento bastante individualizado.

bottom of page