top of page

A CEFALEIA é uma dor de cabeça primária que pode ser do tipo “tensional”, enxaquecoso ou trigeminal (dor no rosto).

A cefaleia crônica secundária decorre de outras patologias, como a apneia do sono.

ENXAQUECA E DOR DE CABEÇA

CEFALEIA TENSIONAL: 

A cefaleia tensional pode durar de horas até vários dias. Geralmente é uma dor em aperto, mas pode também ser latejante ou em agulhadas.

A cefaleia tensional pode ter várias origens, como estresse, má postura, insônia e bruxismo (ranger ou aperto dos dentes), sendo basicamente uma dor causada por tensão muscular.

Se ocorre mais do que 15 dias por mês durante, pelo menos, 3 meses, é considerada CRÔNICA.

ENXAQUECA: 

A enxaqueca é uma dor de cabeça intensa. Para o diagnóstico, são necessários 5 ou mais episódios que duram entre 4 e 72 hs e que apresentam, pelo menos, 2 das características abaixo:

  1. Unilateral (apenas um lado da cabeça)

  2. Dor pulsátil (que acompanha as batidas do coração)

  3. Intensidade moderada a severa

  4. Piora com atividade física rotineira

Além disso os ataques devem vir acompanhados de náuseas e/ou foto e fonofobia (intolerância a luz e barulhos).

É mais frequente em mulheres. É comum a associação de enxaqueca crônica com depressão, transtorno bipolar, ansiedade e fibromialgia.

Para informações email para: jordanocopetti@gmail.com

Entre em contato diretamente: (55) 3322-7475

OUTRAS CEFALEIAS: 
Existem outras formas de cefaleia.
As cefaleias trigeminais tem origem no nervo trigêmio que inerva a face e são sentidas na testa ou região dos olhos. A mais comum é a "Cefaleia em Salvas", mais frequente em homens e que se caracteriza por ataques que ocorrem até 8 vezes por dia e são mais rápidos (duram de 15 min até 3 hs), podendo ocorrer lacrimejamento, queda da pálpebra e congestão nasal.
Outras cefaleias podem ser secundárias a traumatismo craniano, abuso de substâncias (inclusive analgésicos), estresse e sono não reparador.

TRATAMENTO: 

O uso de medicações que previnam as crises é o tratamento habitual, mas nem sempre os resultados são satisfatórios. Nossa clínica utiliza novos tratamentos quando as medicações não funcionam, como as infusões de Ketamina, Lidocaína e Magnésio, além de terapias naturais (nutracêuticos) e estimulação elétrica transcraniana.

bottom of page